Pegue o que lhe servir...

Quando tive algumas dificuldades com algumas partilhas e opiniões de uma companheira de grupo, pedi ajuda a um senhor que frequentava a irmandade a muito mais tempo que eu, e que sempre mantinha sua serenidade e sua alegria, não importava o que acontecesse na sua vida, ele se mantinha em recuperação, e eu queria isso!

Naquela ocasião ele me sugeriu: "Nas reuniões e durante as partilhas pegue o que lhe servir, de resto permita-se deixar lá!"

Pensei sobre essa frase durante semanas, ruminei a idéia de criar um filtro nos meus ouvidos, e o que eu faria com o que "não me servisse". Digo isso porque, sempre fui o tipo de pessoa que realmente dá ouvidos para o que as pessoas falam - será isso um defeito de caracter, parte da personalidade co-dependente em mim ou apenas seja eu mesma! rs ? Desisti há algum tempo de tentar dividir: defeitos de caracter x co-dependente x cicie, os detalhes fazem o o todo e o todo me faz!

Voltando ao assunto, o fato é que eu me esforcei por fazer o que a tanto tempo foi sugerido e que para outros companheiros deu certo, mas não dava, não consegui fazer "entrar por um ouvido e sair pelo outro" - tenho a síndrome dos ouvidos sensíveis, PODE TER CERTEZA EU OUÇO O QUE VOCÊ FALA!!!

Mas como... nada é obrigatório, TUDO É SUGERIDO, e depois de uma fracassa tentativa de administrar "sugestões", comecei aos poucos trabalhar em mim, essa questão.

Pela primeira vez, na minha vida, decidi criar um diário, foi daí que o blog surgiu, de um desabafo, de uma forma que eu encontrei de dizer : "Eu não concordo, mas escuto!" - acho que isso muda toda a forma como as pessoas viam essa postagem, rs - o blog foi uma forma entender o que acontecia dentro de mim e de como as coisas funcionavam dentro da minha alma e uma forma de gritar para o mundo : "Tem alguém ai?"

È verdade que no começo eu só ouvia meu próprio eco, mas depois outras vozes vieram, e no lugar do eco comecei a ouvir outras pessoas procurando a si mesmas, hoje somos por volta de 70 seguidores e mais de 30mil acessos, muitas sugestões e inúmeras partilhas, hoje posso praticar meu 12º Passo aqui, posso dar de graça o que de graça eu ganhei.

Quer saber o que eu aprendi com isso?

Aprendi que posso participar de uma reunião/grupo/conversa, pegar o que me serve e deixar o que não me ajuda...

Mas escolhi por uma atitude diferente, e hoje sugiro um outro tipo de exercício para mim mesma:

"Pegue o que lhe servir, de resto, guarde numa caixa de veludo..."
Muitas vezes, no calor do problema, ouvimos todo tipo de "retorno e sugestão", cada um do ponto de vista da pessoa que tenta ajudar, do ponto de vista da própria realidade que esta pessoa está vivendo, e se baseando em tudo que ela viveu e em tudo que ela gostaria ter coragem de fazer, mas na maioria das vezes, esses sinceros "conselhos" parecem terem sido feitos para caber em outro corpo - tipo aquele tênis velho que a gente ganhava do primo mais rico sabe? rs - mesmo tentando, quando calçamos determinados conselhos eles parecem ficar folgados onde no passado existia um calo, e apertados onde realmente estão nossos calos!rs

De dez "retornos/partilhas", uma partilha se encaixa exatamente ao que precisamos naquele momento, mas para mim é um desperdício enorme deixar ao ar os outros nove!
Então, depois de encontrar e me reconfortar ao que me serviu, volto lá e recolho os outros, pego como quem pega conchinhas coloridas na praia - a gente sabe que elas não servem para nada, mas guardadas com carinho quem sabe um dia não tenho um colar?


Juntando conchinhas, eu já pude ajudar muitas pessoas. Se perceberem, alguns posts falam de mim, mas outros, partilho com vocês a recuperação de amigos, de pessoas que não escolheram as mesmas alternativas, e nem por isso foram mais ou menos ajudados que eu, apenas encontraram suas respostas em outras perguntas!

Juntando conchinhas, pude voltar à caixinha e achar uma ajuda para outro momento difícil, muitas vezes, busquei nos comentários e nas partilhas do blog a pergunta para aquela resposta que não entendia - assim ao inverso mesmo.

Juntando conchinhas, eu trabalhei meu primeiro e segundo passo.

Juntando conchinhas eu pude buscar naquela caixinha respostas para mim e para outros companheiros, acabei montando uma espécie de "literatura auxiliar".

Juntando conchinhas, consegui ajudar companheiros com suas próprias sugestões, muitas vezes eu ouvi: "Nossa você disse exatamente o que eu precisava ouvir", muitas vezes eu respondi: "Não fui eu quem disse, foi você mesmo que disse há meses atrás!", é incrível como as pessoas quase nunca escutam o que elas mesmo dizem, é como se nossa opinião ajudasse a todos menos a nós mesmos!

Juntando conchinhas, aprendi muito sobre manipulação, descobri o que era desligamento com Amor, trabalhei o lema : "escuta e aprenda!", me permiti ser mais leve, e mais atenta ao que era partilhado, ouvindo o que era falado sem me questionar se aquilo era "uma indireta", mas levando em conta que aquilo um dia podia ajudar em alguma coisa.


Juntando conchinhas, aprendi a conhecer as pessoas, porque somos um quebra cabeça da nossa própria linha de raciocínio!

Juntando conchinhas, peguei as coloridas e alegres, as cinzas e quebradas, troquei conchinhas, doei conchinhas, e quanto mais eu doava, mais eu recolhia, me ensinando que devemos : Dar de graça o que recebemos de graça.

Juntando conchinhas, posso hoje trabalhar nesse lindo colar de recuperação que a cada dia, eu e vocês, montamos juntos, porque um colar de conchinhas só tem validade se puder ser usado!



Por isso,

Pegue o que lhe servir.
De resto permita-se
Juntar conchinhas!!!

  
Amo Vocês, Incondicionalmente!

11 comentários:

GIULLIANA FISCHER FATIGATTI disse...

Nossa Cicie, eu chorei de verdade!!!
Acho que é porque acompanho o seu blog praticamente desde o começo e vi tantos momentos seus, momentos de partilha que muito me ajudaram e concordo plenamente com essa postagem de hoje!
Obrigada por mais esse ensinamento!
Amo você!

··¤(`×[¤Cici¤]×´)¤·· disse...

Dá uma nostalgia e um certo orgulho quando olhamos para trás, a uns 4 anos, quando a gente começou por aqui né?
Te Amo Anjo!

Kel disse...

concordo 100% contigo...eu tento...agir assim...pelo menos tento..se consigo já é outra história..hahahah..posso falar da minha madrinha do AE (virtual)..que quando comecei seguir os blogs...eu flutuava..e batia no peito eu não o abandonei.. e ela me dando vários pitacos..até que um dia de tanto bater cabeça..eu comecei a lembrar dos pitacos dela..hahahaha e não é que ela tinha razão..hoje agradeço a Deus...por ter ela que me puxa de volta pro planeta terra...rs..e ao mesmo tempo as pessoas dos blogs que me mostram ferramentas diferentes...bjuu

Unknown disse...

Lindo...amei cada palavra, frase! Obrigada por partilhar tudo isso e ajudar na minha evolução, crescimento.
Você está fazendo a diferença na minha vida, da minha família!
Parabéns pela sabedoria em sempre usar as palavras certas, em qualquer situação!
Você é maravilhosa!!
“Eu seguro a minha mão na sua,
Uno meu coração ao seu,
para que juntas possamos fazer
aquilo que sozinha não consigo"

··¤(`×[¤Cici¤]×´)¤·· disse...

“Eu seguro a minha mão na sua,
Uno meu coração ao seu,
para que juntas possamos fazer
aquilo que sozinha não consigo"


Me fez chorar Leda....
Noussa quanto tempo eu não ouvia isso.... Ler essa frase foi como estar de mãos dadas aos companheiros de grupo , de olhos fechados... ouvindo as vozes deles....

Obrigada companheira... Vc fez minha recuperação hoje!!!

little decoy. disse...

Olá, estou passando rapidamente aqui, para responder seu comentário e tal, mas depois eu vou ler direitinho, preciso ir trabalhar cedo amanhã.
Enfim, estou seguindo o seu blog e fico feliz que tenha gostado do meu... estou tentando aparecer mais por aqui. :}
Obrigada pelo convite, fiquei feliz, se ainda estiver em aberto, claro que eu aceito! Mas vou pedir ajuda algumas pessoas. Eu não sou diagnosticada. :/
Pois é... mas ainda assim há pessoas que acham que é frescura... por isso é tão difícil o diagnóstico também, acredito eu: com medo de preconceitos, muitas pessoas não contam tudo nem para seus psicólogos, como é meu caso.
Beijos, e ganhou uma visitante, espero não esquecer de atualizar :}

Unknown disse...

Tô adorando o livro.....muito bom!! Muito esclarecedor também...já estou colocando coisas em práticas.
Amore, eu pedi pra Polly e vou pedir pra vc também...se puder, e quando puder, fazer um post de como, nós co-dependentes,podemos enfrentar a depressão, esse desânimo que toma conta da nossa vida. Eu pesquisei no google e a maioria dos artigos falam sobre a depressão crônica!! E não é meu caso...eu acho..rsrs...Te amo! TMJ!!

Jenner R. disse...

SÓ POR HOJE não terei medo, pensarei nos meus novos companheiros, pessoas que não estão
usando drogas e que encontraram uma nova maneira de viver.
Enquanto eu seguir este caminho. não terei nada a temer.

Obrigado kkk...kkk... peguei uma conchinha.
Bons momentos SPH
Fica com Deus.

adicto em recuperação disse...

Como sempre, amiga, vc mandando ver em suas postagens...essa de hoje não foi diferente....amei.
E eu tb continuo juntando conchinhas.
Muito obrigado por sua partilha. Sempre me ajuda bastante. Tenhas bons momentos.
Abração e TAMUJUNTU.

Unknown disse...

aiiii cadê você amore?? que saudades....está tudo bem?? apareça ao menos pra dar um oi!! tô ficando preocupada!! :(

Bella disse...

Neh!Já estou neste processo mesmo sendo em passos de tartaruga,já consigo ouvir algumas coisas e não revidar,mas confesso que não é nada fácil,é FODAA,pq muitas das vezes magoa mesmo...Porém tenho me esforçado bastante,como minha Dinda fala tentar parar o barulho para ouvir o que estar dentro de mim,é difícil porém sei que não é impossível,muitos conseguem pq eu não irei conseguir,não é mesmo?Obrigada amiga por compartilhar comigo suas experiências,Te amooo nega!!!

 

··¤(`×[¤Cicie e Ana¤]×´)¤··

"Insanidade é fazer as mesmas coisas, esperando resultados diferentes." Descobrimos que sozinhas não conseguiríamos, mas que com pessoas que buscam as mesmas vitórias, nos sentimos mais fortes,menos solitárias, e mais conectadas com nosso Poder Superior. Um dia de cada vez a gente junta um ano.

Free CSS Template by CSSHeaven.org TNB
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...I